Então vamos lá: antes de mais, importa esclarecer o que quer dizer, o que significa a expressão P2P ou peer to peer (par a par). Originalmente significa um tipo de sistema de conexão descentralizado que liga diversos computadores a uma rede só, um termo muito usado no mundo das criptomoedas e ativos digitais.

Enquanto o peer to peer envolve qualquer sistema de transmissão, o peer to peer lending refere-se às transações financeiras, ou seja, empréstimos.

O peer to peer lending surge como uma das soluções para pequenos e médios empreendedores que pretendem pedir um crédito de forma mais fácil e com menor taxa de juros, comparada aos bancos e instituições financeiras tradicionais.

Por outro lado, quem empresta dinheiro, ou seja, o investidor, acaba por ganhar também mais do que se fosse investir num depósito a prazo ou fundo de investimento habitual. Para mediar estes dois lados, encontramos então instituições que supervisionam e asseguram a fidelidade entre os dois interessados.

O peer to peer lending nasceu no Reino Unido em 2005 com a primeira empresa a oferecer este tipo de serviço. Depois, disso o modelo serviu de exemplo para outras fintechs e startups no mundo fossem criadas como é o caso da Bondora.

A Bondora é uma empresa sediada na Estónia a operar no mercado desde 2008. Assim, vários investidores (pessoas singulares) podem depositar dinheiro a troco de uma rentabilidade prometida de até 6.75%. As normas da Bondora definem que cada pessoa pode ter apenas uma conta na Bondora. No entanto, dentro da sua conta pode ter 3 contas Go & Grow diferentes. Qualquer pessoa com mais de 18 anos que viva na UE ou tenha negócios registrados na UE pode abrir uma conta de investimento. O limite mensal de depósito na Bondora é de 400€ ou seja, se fizer um depósito maior, o valor fica na sua conta Bondora mas só é transferido para o Go & Grow mês seguinte. Apenas são aceites transferências em euro. Nas transferências SEPA que fizer para a Bondora não se esqueça de inserir na descrição a referência referente à sua conta. Os depósitos demoram até 3 dias úteis a serem confirmados.
No que diz respeito aos levantamentos, você pagará impostos apenas das mais valias e não do valor que foi depositando. Sem taxas de inscrição e sem taxas anuais de manutenção, o único custo é de 1€ associado a cada levantamento que fizer da plataforma.

O investimento e crédito fica disponível em país com acordos com a Bondora como a Estónia, a Finlândia e a Espanha. Como a plataforma indica e bem, os capitais investidos são capitais de risco e sempre existe a possibilidade de crédito malparado por parte das empresas que pediram um crédito. No entanto, os anos de existência da Bondora no mercado mostram solidez nas sua gestão e a transparência dos resultados é disponibilizada a todos os investidores por meio dos relatórios de estatísticas no site.

Portanto para criar conta Go & Grow basta seguir os passos deste vídeo. O produto Go & Grow é aconselhado a pessoas que preferem uma gestão mais passiva dos seus produtos financeiros. Para uma gestão mais ativa nos seus investimentos o Portfólio Pro pode interessar-lhe. Permite-lhe escolher empréstimos com base na duração, país e juros. É por aqui que investidores experientes usam o Mercado Secundário de Bondora para trocar os seus empréstimos entre si, adquiridos anteriormente no Portfólio Pro. Para isso, vai necessitar de verificar as condições e ver na Bondora se faz sentido para si esta forma de investimento.