Como declarar os lucros da Bondora e da Via Invest?

Uma das questões que recebemos no canal Bolso Blindado foi a deu deu título ao artigo: como declarar lucros de entidades estrangeiras, em específico a Bondora e a Via Invest. Ora, a Bondora, sediada na Estónia e a Via Invest, sediada na Letónia estão em países, ambos com Convenção com a República Portuguesa para evitar a dupla tributação.

Em ambos os casos, faça download do relatório dos lucros e no portal das finanças, escolha o anexo J (rendimentos obtidos no estrangeiro). No ponto 8, insira os seus rendimentos:

Um ponto interessante a referir no ponto B: “Opta pelo englobamento dos rendimentos?”, o que ter em conta?
Se responder não, este rendimentos vão ser taxados a 28%.
Se responder sim, estes rendimentos vão ser adicionados aos restantes que tiver (categoria A, B,…) e ao rendimento total com as devidas deduções é atribuído um escalão.

Se esse rendimento se encaixa no escalão com a taxa de 14,5% ou 23%, faz sentido englobar porque estes rendimentos não serão taxados a 28%. Agora se ao fazer a simulação os seus rendimentos forem taxados nos escalões de 28,5%, 35%, 37%, 45% e 48%, então optar por não englobamento faz com que estes rendimentos sejam taxados a 28% e os restantes ao escalão correspondente.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.